Propriedades mecânicas
As propriedades mecânicas aparecem quando o material está sujeito a esforços de natureza mecânica, isto é, propriedades que determinam a maior ou menor capacidade de resistir ou transmitir esforços que lhe são aplicados. Essa capacidade é necessária durante o processo de fabricação, como também durante a sua utilização. Em termos de indústria mecânica, a propriedade mecânica é considerada uma das mais importantes para a escolha da matéria-prima. As propriedades mecânicas as que se tem maior interesse são: resistência a tração e compressão, dureza, ductilidade, fragilidade, elasticidade, plasticidade, tenacidade, maleabilidade.
Ensaios Mecânicos
Com o passar dos tempos, o melhor entendimento e conhecimento dos materiais (metais), o desenvolvimento de novas ligas e a enorme gama de aplicações possíveis com os materiais, foram e estão sendo desenvolvidos e padronizados ensaios mecânicos e metalúrgicos para testar os materiais e os produtos metálicos.
Tipos de Ensaios Mecânicos
Ensaios de Tração: Consiste na aplicação de uma carga de tração crescente, em uma única direção, em um dado corpo de prova, previamente preparado e normatizado, até a ruptura do mesmo. Neste ensaio deseja-se medir a variação no comprimento em função da carga aplicada. Muitos dados técnicos são obtidos com este ensaio e é um dos mais utilizados no mundo metal-mecânico, os principais dados obtidos neste ensaio são Limite de Resistência à Tração, Limite de Escoamento, Módulo de Elasticidade, Módulo de Resistência, Módulo de Tenacidade, Ductilidade, Coeficiente de Encrua mento e Coeficiente de Resistência. Ensaio de Compressão: Consiste na aplicação de uma carga compressiva, em uma única direção, em um dado corpo de prova, previamente preparado e normatizado. Deseja-se determinar a deformação linear obtida. Quando um material é submetido ao ensaio de compressão, a relação entre tensão e deformação são semelhantes as obtidas no