Propriedades dos Granitos
Professor(a)
Data
Projeto e Processos Ind. II
Jeferson
Nomes dos(as) alunos(as)
Número
Turma
85613
EXPERIMENTO N° 1
PROPRIEDADES DOS GRANITOS
OBJETIVOS
Verificar experimentalmente algumas propriedades dos granitos como massa específica, absorção de água, resistência frente a alguns ataques químicos do cotidiano, constituição mineralógica principal e adesão com resina de poliéster.
INTRODUÇÃO
A importância da caracterização tecnológica das rochas ornamentais começa desde a pesquisa mineral, passando pela lavra e beneficiamento até suas aplicações, onde não só estão interessados os pesquisadores e produtores de rochas ornamentais, mas também os engenheiros projetistas, arquitetos, decoradores, demais especificadores de materiais e construtores que na maioria das vezes não conhecem as características tecnológicas das rochas ornamentais com as quais estão trabalhando e consequentemente seu desempenho e durabilidade ao longo do tempo.
A densidade é uma propriedade específica de cada material que serve para identificá-lo e também pode ser usada para calcular a massa de uma peça desde que se calcule o volume ocupado. Essa grandeza pode ser enunciada da seguinte forma matemática:
A unidade de densidade no SI é o quilograma por metro cúbico (kg/m3), embora as unidades mais utilizadas sejam o grama por centímetro cúbico (g/cm3) ou o grama por mililitro (g/mL). Para gases, costuma ser expressa em gramas por litro (g/L).
Conforme se observa na expressão matemática da densidade, ela é inversamente proporcional ao volume, isto significa que quanto menor o volume ocupado por determinada massa, maior será a densidade. Para entendermos como isso se dá na prática, pense, por exemplo, na seguinte questão: o que pesa mais, 1 kg de chumbo ou 1 kg de algodão?
Na realidade, eles possuem a mesma massa, portanto, o “peso” deles é o mesmo. Porém, a diferença consiste na densidade, pois 1 kg de chumbo se