365 dias de Consciencia Humana (Direitos Autorais Mariana Rita de Oliveira)
Como toda data especifica para comemoração e analise de uma temática social, o Dia da Consciência Negra tem sua relevância para demonstrar ao sistema, toda a luta do povo negro para garantir seu espaço na sociedade.
Neste dia 20 de novembro comemora-se o dia nacional da Consciência Negra, que faz menção à morte do Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, que morreu em prol da liberdade do povo negro. Este dia è marcado pela luta contra o preconceito racial e contra a inferioridade da classe perante a sociedade. Ainda sim estes assuntos enfatizam sobre o respeito enquanto pessoas humanas, além de, acredito eu, discutir e trabalhar para conscientizar as pessoas da importância da raça negra e de sua cultura na formação do povo brasileiro e de nosso país.
Particularmente penso que o dia da Consciência Negra è uma maneira do país se desculpar perante todo este povo que teve sua vida presa nos grilhões da escravidão e depois no preconceito da sociedade que o explorou e quando da sua liberdade foram simplesmente jogadas a “Deus dará!”. Deveríamos todos reverenciar os negros que fazem nosso Brasil, pois sua contribuição forcada de inicio acabou desenhando o perfil do Brasil e hoje podemos nos orgulhar da miscigenação e do povo forte que somos.
A vida do negro modificou-se bastante nos últimos anos com a abolição da escravatura e as conquistas na sociedade. Mas ainda sim há incidência de atos de preconceito racial.
Enquanto houver um cidadão valendo mais do que outro por sua cor de pele ou sua condição financeira a democracia não estará consolidada e a Republica ameaçada.