Trabalho de sociologia
CURSO TÉCNICO EM ESTRADAS INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
BRUNA DA SILVA CAJAIBA
BRUNELLA SCAQUETE
JÉSSICA ANDREATI PINTO
JÉSSICA COSTA BUARQUE
ROCHAS MAGMÁTICAS INTRUSIVAS
VITÓRIA 2014 BRUNA DA SILVA CAJAIBA
BRUNELLA SCAQUETE
JÉSSICA ANDREATI PINTO
JÉSSICA COSTA BUARQUE
ROCHAS MAGMÁTICAS INTRUSIVAS
VITÓRIA
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 CONCEITO 4
3 FORMAÇÃO 4
4 COMPOSIÇÃO QUÍMICA 4
5 PROPRIEDADES MECÂNICAS DAS ROCHAS 5
6 TIPOS DE ROCHAS MAGMATICAS INTRUSIVAS 6
6.1 GRANITO 6
6.2 DIORITO 7
6.3 GABRO 7
1 INTRODUÇÃO
Há cerca de bilhões de anos atrás, a Terra era formada por uma matéria incandescente que começou a esfriar e a se solidificar, formando a crosta terrestre. Assim foram formadas as primeiras rochas, chamadas de rochas magmáticas ou ígneas.
Existem vários tipos de rochas magmáticas dependendo da constituição química do magma e de como ele se consolidou. Neste trabalho veremos as rochas magmáticas intrusivas, sua formação, composição química, propriedades mecânicas, os tipos mais usados, e sua aplicação na construção civil.
2 CONCEITO
Rochas são sólidos consolidados e compactos, os quais podem ser formados por vários ou um único mineral.
As rochas magmáticas, também conhecidas como ígneas (termo que vem da palavra ígnis "fogo", são aquelas originárias no interior da Terra, e provém da solidificação do magma pastoso. O magma é composto de uma substância fluida, de fundição parcial ou total, formada por uma fusão completa de silicatos, silícios e elementos voláteis, como por exemplo, vapor d´água, cloretos, hidrogênio, flúor e outros. Tal tipo de rocha é muito resistente, e também uma das mais antigas, matéria prima do embasamento rochoso dos continentes, por isso