Propriedades da matéria
Prof° Ronaldo Corrêa
PROPRIEDADES DA MATÉRIA
MATÉRIA
Matéria é tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço.
III - Mudanças de estado físico
Na natureza, os corpos podem apresentar-se nos estados sólido, líquido e gasoso, dependendo da disposição ou arranjo das partículas do corpo. Se uma substância pura recebe ou cede calor e sua temperatura não varia é porque está ocorrendo uma mudança de estado físico do corpo. As principais mudanças de estado estão indicadas no esquema a seguir.
I - Classificação da matéria
01. Substância
Denomina-se substância um conjunto de átomos com proporções constantes, com as mesmas propriedades químicas. A classificação das diferentes substâncias é feita de acordo com sua composição.
1.1. Substância pura
Tipo de matéria formada por unidades químicas iguais sejam átomos, sejam moléculas, e por esse motivo apresentando propriedades químicas e físicas próprias. As substâncias puras podem ser classificadas como simples ou compostas. a) Substância simples: a substância formada por um ou mais átomos de um mesmo elemento químico é classificada como substância pura simples ou, simplesmente, substância simples. Exemplos: gás oxigênio (O2), gás hidrogênio (H2), etc. b) Substância composta: Quando as moléculas de determinada substância são formadas por dois ou mais elementos químicos, ela é classificada como substância pura composta ou, simplesmente, substância composta. Exemplos: água (H20), cloreto de sódio (NaCl), etc.
A fusão e os dois tipos de vaporização (evaporação e ebulição) ocorrem quando o corpo recebe calor (PROCESSOS ENDOTÉRMICOS); a solidificação e a liquefação (ou condensação) ocorrem quando o corpo cede calor (PROCESSOS EXOTÉRMICOS). Se o corpo passar diretamente do estado sólido para o gasoso, e vice-versa, como ocorre com a naftalina e o gelo seco (CO2), dizemos que houve sublimação.
IV – Fenômeno
De uma forma geral, além do seu uso específico como termo de filosofia, fenômeno é a