Propriedades coligativas
Físico-Química Experimental
Propriedades Coligativas
Introdução
Propriedades coligativas são as características das substâncias puras que são modificadas quando se adiciona um soluto não volátil a elas. Essas características, portanto, não são explicadas pela natureza da substância, mas sim pela quantidade de suas moléculas, partículas ou átomos.
São quatro as propriedades coligativas:
- Tonoscopia: diminuição da pressão máxima de vapor.
-Ebulioscopia: aumento da temperatura de ebulição.
-Crioscopia: abaixamento da temperatura de solidificação.
-Osmometria: aumento da pressão osmótica.
A ebulioscopia é a propriedade que estuda a elevação da temperatura de ebulição do solvente graças à adição de um soluto. É a quantidade de soluto depositada na solução que vai determinar o nível de aumento no ponto de ebulição.
A crioscopia estuda as questões da diminuição da temperatura de congelamento de uma solução, quando nela é adicionado um soluto. As partículas deste soluto dificultam a cristalização do solvente o que ocasiona a diminuição da temperatura.
1. Objetivo
Verificar as modificações físicas causadas pela adição dos solutos, NaCl e sacarose, no ponto de ebulição e no ponto de congelamento da solução.
2. Material
Tubos de ensaio largos, tubos de ensaio estreitos, termômetros, pinças de madeira, solução de sacarose 1mol/L, solução de NaCl 1mol/L, pipetas de Pasteur, béqueres de 50 mL, béquer grande com gelo e sal, chapa aquecedora.
3. Procedimento
Experimento 1: Com o auxilio de uma pipeta foi adicionado a um tubo de ensaio estreito 3 mL de água destilada e a outro tubo de ensaio estreito 3 mL de solução de NaCl. Mergulhou-se os dois tubos em banho de gelo e observou-se o tempo de solidificação das duas espécies.
Experimento 2: Com o auxilio de uma pipeta pipeta adicionou-se 1 mL de solução de sacaroso a um tubo de ensaio estreito e 1mL de NaCl a outro tubo de ensaio estreito.