Propriedades Coligativas
A um forma de estudo, ou melhor, quatro formas de estudo, sendo elas: Tonoscopia ou Tonometria como também é chamada, Ebulioscopia, Crioscopia e Osmose. Todas quatro, tem como função explicar fenômenos ocorridos.
Tonoscopia é a propriedade coligativa que constitui na diminuição da pressão máxima de vapor de um solvente, ao que se adiciona um soluto de difícil evaporação. Quando um liquido entra em estado de vapor, determina nos interações, sendo que a quantidade de solvente que determinara a chamada pressão de vapor. Em relação a pressão de vapor de um solvente puro, ela será maior do que a pressão de vapor de uma solução. Acontece isso pelo fato de que as partículas do soluto roubam energia cinética das moléculas do solvente, impedindo que parte destas ganhem o estado de vapor. As partículas dispersas formam uma barreira que dificulta a movimentação das moléculas do solvente do liquido para a fase gasosa. Existe também uma relação entre a diminuição da pressão máxima do e o numero de mols do soluto presente na solução. Sendo assim, quanto maior é o numero de mols do soluto não-volátil na solução, será maior a diminuição da pressão máxima do vapor. Sua forma para cálculo:
Δp = P2 - P, sendo:
P = pressão de vapor da solução
P2 = pressão de vapor do solvente.
Se aplica Tonoscopia no dia a dia. Quando a agua para o café esta fervendo e se coloca o açúcar, a agua para de ferver, tudo por que com o aumento da temperatura, as moléculas de água recebem energia suficiente para romperem suas ligações, mas, quando adicionamos o açúcar, as suas moléculas irão interagir com as moléculas de água, aumentando a quantidade de interações intermoleculares. Tornando difícil a ação de passar para o estado de vapor.