RESUMO
A elaboração deste trabalho visa mostrar a importância da posição do
Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional de São Paulo em Guarulhos. O trabalho está focado na descrição da infra-estrutura do setor de logística do terminal de cargas do Aeroporto Internacional de São Paulo em Guarulhos. O trabalho tem por objetivo específico indicar a tecnologia do Terminal de Cargas
TECA do Aeroporto Internacional de São Paulo, especificando os setores de importação e exportação de carga aérea. O trabalho foi elaborado a partir de referências disponibilizadas no site da empresa que administra a maior parte dos Aeroportos Brasileiros, a Infraero.
São também utilizadas referências técnicas, extraídas da visita técnica realizada para o desenvolvimento do estudo de caso.
É relatado o desenvolvimento de soluções logísticas que transforma o aeroporto em uma importante ligação dentro de um sistema multimodal.
A Empresa que administra a maior parte dos Aeroportos no Brasil, a Infraero, possui uma prestação de serviço personalizada com uma tecnologia avançada, para otimizar os procedimentos do envio da carga, garantindo uma segurança na importação e exportação de cargas. Aeronaves e Aeroporto integram-se permitindo modo de transporte distinto para cobrir etapas de vôos médias e longas, transportando fundamentalmente passageiros, mas também transportando cargas. Permitem acesso fácil a remotos centros geradores de tráfego dependentes de precários sistemas terrestres ou aquaviários de transporte.
O Transporte aéreo é um meio de transporte que se destaca favoravelmente entre os demais pela maior rapidez de percurso, segurança elevada e confiabilidade.
O Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional de São Paulo em Guarulhos tem como função transportar carga em toneladas por via aérea. Por ser um aeroporto de grande porte, o Terminal de Cargas é separado do Terminal de Passageiros. Porém com o rápido crescimento em operações de embarque e desembarque de passageiros em horários