Propriedades Coligativas
Propriedades coligativas das soluções são propriedades que dependem única e exclusivamente do número de partículas que estão dispersas na solução, não dependendo da natureza da solução. Isso quer dizer que a quantidade, e não a qualidade, das partículas que estão dispersas na solução é que irá influir na mudança nas propriedades (ou efeitos) coligativas. Quatro efeitos coligativos são: Tonometria, Ebuliometria, Criometria e Osmometria. Os três primeiros foram estudados por Raoult, enquanto que o último foi estudado por Van’t Hoff.
Conclusão
Compreendemos as propriedades das soluções aquosas tem contribuído para o nosso entendimento e funcionamento das químicas. Tonoscopia, Ebolioscopia, Crioscopia e Omoscopia; sua mudança de pressão encontramos em suas fases de fusão e equilibrio, tudo isso que se acreditamos ser um tanto quanto complicado, podemos perceber que uma simples panela de pressão apresenta algumas dessas mudanças de fases citadas .
Referência www.alunoonaline.com 1Tonoscopia ou Tonometria: é o estudo da diminuição da pressão máxima de um solvente pela adição de um soluto não volátil.
Se compararmos a evaporação da água com a de uma solução de água e açúcar, veremos que a água pura evapora mais rapidamente, assim sua pressão de vapor será maior.Isso ocorre porque, no caso da água, a evaporação se dá quando uma molécula localizada na superfície adquire energia cinética suficiente para romper as forças de atração com as outras moléculas (força intermolecular, nesse caso, é a ligação de hidrogênio) e se desprende para fora da massa líquida. Entretanto, ao se adicionar um soluto não volátil, como o açúcar, aumentam-se as interações entre as moléculas das espécies químicas presentes, dificultando a evaporação.
2Ebulioscopia ou Ebuliometria: é o estudo do aumento da temperatura de ebulição de um