experimento de quimica
Alunos:
São Bento do Sul
08 de julho de 2014
Reação Química Serpente do Faraó
“Serpente do Faraó” é o nome dado à reação em que se queima Bicarbonato de Sódio e Açúcar. A partir de uma pequena amostra da mistura, começam a crescer estruturas semelhantes a uma cobra de cinzas, daí que surge o nome.
Nesta reação utilizaremos:
• Bicarbonato de sódio;
• Açúcar;
• Álcool;
• Recipiente com areia;
• Seringa para moldar as pastilhas de açúcar de bicarbonato.
Os principais produtos dessa reação são o açúcar comum, a sacarose (C12H22O11), que possui um ph 2,5, e o bicarbonato de sódio, o sal hidrogenocarbonato de sódio ou carbonato ácido de sódio (NaHCO3) que tem ph 12.
O que faz a serpente subir é a combustão da sacarose. Quando ele queima, parte vai embora na forma de gás carbônico e outra na forma de água. Porém, uma porção do carbono fica e cresce formando a serpente.
Essa é a reação:
C12H22O11(s) + 12 O2 (g) → 12 CO2(g) + 11 H2O(l)
Já o bicarbonato de sódio, ao ser queimado, se decompõe e forma água e gás carbônico. Esse gás forma bolhas que fazem o experimento ficar cada vez maior.
Decomposição térmica do bicarbonato:
2 NaHCO3(s) → Na2CO3(s) + CO2(g) + H2O(l)
Na2CO3(s) → Na2O(s) + CO2(g) Um dos motivos de termos escolhido essa reação foi o fato do resultado ser bem legal, e seus materiais serem bem simples, consideramos esta uma reação bem interessante e apreciaríamos o fato de poder coloca-la em pratica fazendo o trabalho sobre ela.