Propriedade Mecânica de Polimeros
DEPARTAMENTO de engenharia QUÍMICA
CIÊNCIAS DOS MATERIAS
HERIK KAUE COELHO
PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS MATERIAIS POLIMÉRICOS
PONTA GROSSa
2014
INTRODUÇÃO
A larga utilização dos materiais poliméricos deve-se principalmente ao seu baixo custo e às suas boas propriedades mecânicas. As propriedades mecânicas dos polímeros são dependentes da mobilidade molecular que é influenciada pela natureza química das macromoléculas, pela massa molecular, pela presença ou não de ramificações e de ligações cruzadas, do grau de cristalinidade, presença ou não de plastificante, carga, aditivos, orientação e outros aspectos relacionados à história térmica da amostra em particular [1].
A estrutura macromolecular dos polímeros proporciona-lhes características peculiares em termos de propriedades químicas, físicas e mecânicas. Outro fator relevante para a obtenção de propriedades adequadas do produto final são as condições de processamento, as quais afetam a estrutura molecular do produto. Portanto, a correlação entre o processamento, a estrutura e as propriedades do polímero utilizado na fabricação do produto desejado é fundamental para dominar a tecnologia da transformação de materiais poliméricos [2].
Nos dias atuais é cada vez mais crescente o uso de polímeros como substituintes de outros materiais como metais e ou ligas, e por tanto é de extrema necessidade que o produto polimérico desejado apresente um desenvolvimento mecânico satisfatório durante o seu tempo de vida destinado a uma certa aplicação.
DESENVOLVIMENTO
As propriedades mecânicas dos polímeros são especificadas através de muitos dos mesmos parâmetros usados para os metais, isto é, o modulo de elasticidade, o limite de resistência à tração e as resistências ao impacto e à fadiga. Para muitos materiais poliméricos, o ensaio simples tensão-deformação é empregado para caracterização de alguns desses