polimeros
Profª MSc. Janaína Araújo
CONCEITO
Macromoléculas
formadas a partir de moléculas menores - os monômeros;
O
processo de transformação desses monômeros, formando o polímero, é chamado polimerização.
CONCEITO
Na
fabricação de um polímero, a substância inicial constitui o monômero, e sua repetição 2, 3, ..., n vezes dá origem ao dímero, trímero, ..., polímero. Teoricamente a reação de polimerização pode prosseguir infinitamente, dando origem a uma molécula de massa molecular infinita.
CONCEITO
A ligação entre os monômeros é feita
através de pontos reativos, isto é, átomos ou grupos de átomos do monômero, capazes de efetuar uma nova ligação química, seja pelo rompimento de insaturações ou pela eliminação de moléculas simples (H2O, NH3 etc). Se existirem três ou mais pontos reativos no monômero, o polímero será tridimensional.
CONCEITO
CONCEITO
Existe no mercado uma grande quantidade de
tipos de polímeros, derivados de diferentes compostos químicos. Cada polímero é mais indicado para uma ou mais aplicações dependendo de suas propriedades físicas, mecânicas, elétricas, óticas etc.
Os tipos de polímeros mais consumidos atualmente são os polietilenos, polipropilenos, poliestirenos, poliesters e poliuretanos. Outras classes de polímeros, como os poliacrilatos, policarbonatos e fluorpolímeros tem tido uso crescente. Classificação
Ocorrência
Naturais - São polímeros que já existem
normalmente na natureza. Dentre os mais importantes estão os carboidratos
(celulose, amido, glicogênio etc), as proteínas (existente em todos os seres vivos) e os ácidos nucléicos (existentes no núcleo das células vivas e responsáveis pelas características genéticas dos seres celulose vivos).
Classificação
Ocorrência
Sintéticos - São polímeros fabricados pelo homem,
a partir de moléculas simples. Dentre eles estão o nylon, o polietileno, o PVC etc. No setor de