Propriedades mecanicas de polimeros e compositos
16.10 - POLIMERIZAÇÃO
É a síntese dos polímeros de grande massa molecular; É simplesmente o processo pelo qual unidades monoméricas são juntadas entre si e sobre o produto da junção anterior, a fim de gerar cada uma das moléculas constituintes gigantes. Geralmente, as matérias primas para polímeros sintéticos são derivados dos produtos do carvão e do petróleo, que são compostos de moléculas tendo massas moleculares pequenas. As reações pelas quais ocorre a polimerização são agrupadas em duas classificações gerais - adição e condensação – de acordo com o mecanismo de reação, como discutido abaixo.
Polimerização por adição (“polimerização por reação de cadeia”) é um processo pelo qual unidades monoméricas bifuncionais são anexadas uma de cada vez na forma de uma cadeia para formar uma macromolécula linear; a composição da molécula produto resultante é um exato múltiplo daquela do monômero reagente original.
Três diferentes estágios - iniciação, propagação e terminação - estão envolvidos na polimerização de adição.
Durante a etapa inicial, um centro ativo capaz de propagação é formado pela reação entre uma espécie iniciadora (ou catalisadora) e a unidade monomérica. Este processo já foi demonstrado para o polietileno (Equação 15.1), que é repetido como se segue:
De novo, RC representa o iniciador ativo e C é um elétron não empareado. Propagação envolve o crescimento