PROPRIEDADE DOS COMPOSTOS IÔNICOS E MOLECULARES: PONTO DE FUSÃO E CONDUTIBILIDADE ELÉTRICA
Disciplina: Química geral – turma 02
Professor: janksyn bertozzi
Curso: Engenharia mecânica
LUCAS MINUNCIO PEREIRA GOMES – rA: 1639609
LEONARDO hENRIQUE DE OLIVEIRA PAULINO – RA: 1638696 joão victor miyoshi ferreira – ra: 1638661
PROPRIEDADE DOS COMPOSTOS IÔNICOS E MOLECULARES: PONTO DE FUSÃO E CONDUTIBILIDADE ELÉTRICA
londrina
2014
Introdução
“As forças entre as moléculas governam as propriedades físicas da matéria e contribuem para explicar as diferenças entre as substâncias”. (ATIKINS & JONES, 5ª ED. 2013). Essas interações podem ocorrem em diversos níveis, desde subatômico até intramolecular. No nível molecular, o que mantém os átomos unidos são as ligações químicas que garantem maior estabilidade às partículas.
Existem três tipos gerais de ligações químicas: iônica, covalente e metálica.
Ligações Iônicas são ligações onde os compostos envolvidos possuem uma diferença de eletronegatividade grande o suficiente para que haja a transferência de elétrons entre os átomos formando íons com cargas de sinais contrários. Ocorrem geralmente entre metais e ametais. A formação de íons de cargas opostas garante uma grande estabilidade principalmente devido a energia liberada na formação dos arranjos cristalinos. Esta estabilidade faz com que os compostos iônicos tenham alto ponto de fusão e ebulição pois precisam de grande quantidade de energia para romperem seus arranjos cristalinos e entrarem em ebulição. Outro ponto característico destes compostos é que em solução aquosa sofrem dissociação iônica e por isso conduzem corrente elétrica.
Ligações covalentes são ligações onde a diferença de eletronegatividade não é grande o suficiente para formar íons de cargas opostas, porém existe um compartilhamento de elétrons entre os átomos envolvidos. Esse tipo de ligação ocorre geralmente entre ametais e ametais, ametais e hidrogênio, hidrogênio e hidrogênio. Como a