Propostas para a educacao
- Assistência Estudantil: Equiparação da bolsa com o salário mínimo
Graças ao REUNE, mais estudantes puderam ingressar nas universidades, popularizando e tornando mais democrático o ensino superior. O crescimento da assistência estudantil não acompanhou o aumento do número de estudantes. Na UNIRIO, os estudantes qualificados não recebem a bolsa permanência automaticamente, podendo citar a mesma realidade a outras universidades federais. Queremos desburocratizar o processo de acesso ao auxílio para que, assim, os estudantes não apenas entrem na faculdade mas que possam manter-se até o final.
Estamos localizados na Zona Sul do Rio de Janeiro e muitos alunos não conseguem ter o mínimo necessário para transporte, alimentação e manuntenção em geral para sua permanência na universidade. Queremos a equiparação do valor da bolsa com o salário mínimo.
- Reforma Curricular em período pré determinado
Nossas grades estão defasadas, e há a necessidade de buscar o melhor exercício da profissão e de fazê-lo nos diversos níveis de exigência das diferentes instituições, disciplinas, faixas etárias e realidades culturais, adequando-se ainda à atualidade do conteúdo e aos recursos técnicos disponíveis. O que há de verdadeiramente novo nos apelos das propostas pedagógicas em questão é a necessidade de uma ótica diferenciada sobre o processo educativo: uma mudança de mentalidade tão mais profunda quanto o grau de perplexidade por ela desencadeada. Propomos a reforma curricular ampla e irrestrita para todas as universidades que não a tenham feito apartir de 2009.
-Creches e Fraldários
Durante o período acadêmico, muitos jovens se tornam ou já são pais/mães. As faculdades federais possuem carência de creches e fraldários, causando a evasão de estudantes. A ausência de um suporte aos mesmos impede que prossigam seus estudos, por não conseguirem adminstrar e conciliar sua vida acadêmica e obrigações familiares.
-Incentivo do esporte universitário
Os Jogos Universitários