propostas das instituiçoes de educação infantil
A proposta pedagógica. é um caminho a ser construído. Traz consigo seus valores, as dificuldades que enfrenta, os problemas que precisam ser superados,etc.Ela precisa ser construída com a participação efetiva de todos os envolvidos: crianças, professores, profissionais não-docentes, famílias e comunidade.A proposta pedagógica é um processo e precisa sempre estar sendo revisto e reescrito.
O importante é trabalhar estes conteúdos de forma integrada, pois estes assuntos não são neutros e deve-se respeitar as diferenças de idéias, de opiniões. A experiência curricular não resulta apenas do que tem-se considerado tradicionalmente como conhecimento: o domínio de informações e o desenvolvimento do raciocínio. A criança desenvolve modos de pensar, mas também diferentes modos de sentir, de se expressar, de agir com criatividade, de se movimentar. Na Educação Infantil, tudo isso é conhecimento escolar. Tudo faz parte da experiência curricular.
. É importante que toda a equipe que esteja envolvida com o trabalho defina e explicite quais são os fundamentos teóricos que irão sustentar a proposta educacional da instituição.
A estrutura, organização e funcionamento da Educação Infantil é também uma parte importante a ser considerada quando da elaboração de uma proposta pedagógica.Seja ela pública ou particular, nesta parte da proposta pedagógica é interessante que a creche/pré-escola relate como é o seu funcionamento, a sua estrutura e o seu cotidiano.
É fundamental que, na proposta pedagógica, seja apresentada a política de seleção, de formação, de aperfeiçoamento e de valorização dos profissionais. Outra abordagem importante para o estudo sobre a elaboração de uma proposta