Proposta de reposicionamento levis
1- ANÁLISE DA IDENTIDADE DA MARCA
1.1 A HISTÓRIA DA LEVI'S
Levi Strauss chegou aos EUA em 1847, indo parar na Califórnia em plena
Corrida do Ouro. O negócio começou a prosperar quando ao tentar vender rolos de lona como material para tenda e percebeu que os mineiros queriam calças resistentes. Seu senso de oportunidade transformou o tecido em calças, colocando três bolsos fundos para guardar as pepitas e as ferramentas, que se prendiam com tiras.
A Levi's iniciou suas atividades em 1853, assim que Levi Strauss e
Jacob Davis começaram a produzir em série os waist overalls (calças usadas com suspensórios). Em 1860, as roupas fabricadas pela Levi's já eram uniformes dos desbravadores da América. Em 1890, números de lote são utilizados pela primeira vez nos produtos fabricados. Neste momento, surge a peça mais cobiçada pelos adeptos do jeans de todos os tempos, a Levi's 501.
Só muito tempo depois, "aquelas calças do Levi" foram batizadas de jeans, e a firma só adotou o termo oficialmente nos anos 1960, quando a designação "waist overall" é substituída pelos termos "jeans pants"
(calça jeans).
1.2 MARCA COMO PERSONALIDADE
A Levi's mantém até hoje a imagem com a qual nasceu: o espírito pioneiro, a resistência, a aventura - tanto que a primeira logomarca, criada em 1886, mostra dois cavalos puxando uma calça Levi's tentando dividi-la ao meio (Two Horse Brand), maneira de se referir à resistência da roupa.
A Levi's transpassou gerações. Logo no início era uma peça utilitária para os trabalhadores americanos. Nos anos 50 e 60 se tornaram um hit ao desfilar nos corpos de Elvis Presley, Marlon Brando e James Dean.
Estes astros de Hollywood ajudam a divulgar a marca de jeans norte-americana pelo mundo. As calças Levi's ainda conquistaram os roqueiros dos anos 70 e punks dos anos 80, sempre como um sinônimo de uma vida de independência e individualismo austero.
Com