Casting
NECESSIDADE
• Privação de algo
• Independe de classe social, instrução, moradia etc.
Todos têm as mesmas necessidades: Sociais (proteção, abrigo, ser atendido/querido)
Físicas (fome, sede, descanso)
Individuais (conhecimento, informação, lazer)
DESEJO
• Características humanas moldadas pela cultura e pelo contexto no qual a pessoa se encontra inserida. É a(s) forma(s) pela qual um individuo pode satisfazer determinada necessidade. Ex.: fome – restaurante self service, japonês, indiano, prato feito etc.
!!!Atualmente: Com a GLOBALIZAÇÃO, produtos não se diferenciam mais tanto, pois técnicas de produção, know how, materiais, estão acessíveis a todas as empresas do mercado. Nesse cenário, o que diferencia as empresas é a MARCA. Criar uma tribo, um nicho, um valor etc. Se distinguir não pela técnica, mas pelo valor atribuído a um produto.
• Todas as pessoas possuem as mesmas necessidades, que independem de contexto ou tempo. Os desejos, entretanto, mudam de acordo com o contexto histórico, com o espaço/tempo no qual se encontram inseridos.
• Por vezes, desejos se tornam necessidades fisiológicas, psíquicas etc. É o que ocorre, por exemplo, com os vícios. Patamar entre desejos e necessidades não é linear, mas COMPORTAMENTAL.
Publicidade – repetição de um padrão. - forçar um comportamento na cabeça de uma pessoa.
Sugestão de filme: ‘Quem somos nós’.
DEMANDAS
• Para uma única necessidade, podemos ter infinitos desejos. As possibilidades financeiras, entretanto, sempre serão menores que os nossos desejos.
• Diante desta constatação, surgem as demandas, os desejos que o consumidor escolhe financiar, que lhe oferecem o melhor benefício pelo seu dinheiro. As demandas servem de norte para as estratégias de mkt, permitindo rastrear os comportamentos dos consumidores. Demandas distintas impõem estratégias de mkt distintas. Por exemplo, há consumidores que pagam pelo utilitário, pelo produto