Proposta de redação
TEMA: EleiçõesA eleição municipal de 2012 trará um novo cenário ao pleito que ocorrerá em outubro. Será a primeira eleição sob a regência da chamada “Lei da Ficha Limpa”.
A classe política, salvo as poucas exceções, lutou muito contra a aprovação desta lei. Ela tem como cerne de suas providências o impedimento à candidatura de políticos que possuam condenação ou que estão sobre investigação em crimes de improbidade. Os chamados “fichas sujas” têm suspensa sua capacidade eleitoral passiva. A medida restritiva só cessa quando da investigação e ou processo restarem inocentes ou no caso dos condenados após o exaurimento da sanção imposta pela sentença.
O Tribunal Superior Eleitoral poderá enfrentar uma enxurrada de recursos ante a proibição imposta pela lei. Em uma recente entrevista, a recém-empossada presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, afirmou estar preparada e que a eleição será uma maneira de dar solidez aos entendimentos trazidos com a nova lei.
Os partidos políticos já articulam seus nomes certos de que possíveis impedimentos poderão ocorrer. Como as eleições serão municipais, a quantidade de candidatos será muito grande, da mesma forma, são muitos os municípios brasileiros que possuem políticos investigados. Sendo assim, as restrições trarão dificuldades na velha prática de se perpetuarem nos cargos “compadres e comadres”.
Resta saber quão benéfica serão tais mudanças. Não há como negar o grande passo dado em direção à moralização da classe política nacional. Que corruptos e vilipendiadores da ética e dos bons costumes, de uma vez por todas, sejam banidos, ou então ao menos, deem um passo atrás. | | | |