proposta de pesquisa
Resumo: A doença conhecida como Síndrome de Raynaud, tal doença se define pelo conjunto de sinais e sintomas demonstráveis nas artérias. É uma moléstia funcional, que surge em pacientes hipersensíveis ao frio ou por estresse emocional.
Tem como primeira fase diminuição de sensibilidade na ponta dos dedos, dormência e frequentemente dor. Como segunda fase, há o aparecimento gradativo de de tonalidade violácea, se continuada para cor roxa.
Pode ser causado por traumas, como nos britadores, datilógrafos e pianistas, lesões compreenssivas e alterações na coluna cervical. Seu tratamento resume-se em vasodilatações, proteção ao trauma repetitivo e ao frio, se extrema lesão e dor cirurgia.
Introdução: A síndrome de raynaud é uma doença em que os dedos dos pés e das mãos, ou ainda, nariz e orelha, sofrem bloqueios sanguineos que resultam numa aparente mudanca de cor. Seu combate e prevenção é de fácil manejo, até cirurgias de baixo risco. Como o fenômeno de Raynaud se inicia após exposição das extremidades ao frio ou extresso intenso, o melhor método de combate é a prevenção desses agentes.
Porém se a incidencia for muito grande e prolongada, há a necessidade de cuidados médico mais "localizados".(Wigley,F.)
Objetivos: Discutir e análizar as causas e formas para a prevenção da síndrome.
Metodologia:
A melhor forma de se combater, uma doença é erradicando sua causa. A síndrome em questão tem como principais causas
* Trabalho repetitivo com vibrações (britação, datilografia, digitação e piano);
* Hipersensitividade a frio;
* Estresse emocional;
* Esclerodermia;
* Artrite Reumatóide;
* Aterosclerose;
Que remetem a questões genéticas, psicológicas e esforço repetitivo.
A síndrome tem duas etapas, a primeira é tratada de modo simples, com o aquecimento da área afetada, e proteção contra o frio e lesões repetitivas. Já a segunda etapa, necessita de certos cuidados mais especificos, já que em casos extremos pode ser