FINANÇAS PESSOAIS - ONLINE
0 em 0,2 pontos
Endividamento das famílias volta a subir - http://www.correiodoestado.com.br - 21/03/2011 - 12h55 Depois de diminuir em fevereiro, em março voltou a subir o nível de famílias campo-grandenses comprometidas com dívidas como cheque pré-datado, cartões de crédito, carnês de lojas, empréstimos pessoal, prestações de carro e seguros. No mês de fevereiro, 61% das famílias ouvidas na pesquisa da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) disseram estar endividadas, índice que subiu a 64% neste mês de março, o maior nível desde setembro do ano passado. No início do ano as pessoas evitaram novos compromissos, porque estavam com o orçamento bastante comprometido com impostos como IPTU e IPVA, além dos gastos com matrícula e materiais escolares, mas a pesquisa mostra que o consumidor voltou às compras , avalia o presidente da Fecomércio MS (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul), Edison Ferreira de Araújo. O percentual de famílias que têm contas em atra o ficou mantido em 29% e das que declaram não ter condições de pagar as dívidas subiu de 11% a 12% .
As informações acima demonstram como as pessoas são suscetíveis ao endividamento e como é difícil resistir a ele. Para racionalizar o endividamento é importante:
Resposta Selecionada:
Incorretaa.
Comprar o que tiver vontade utilizando sua capacidade de obtenção de crédito.
Resposta Correta:
Corretae.
Analisar racionalmente a decisão de consumo.
Feedback da resposta:
A alternativa correta é: “Analisar racionalmente a decisão de consumo”, pois é essa análise, entre outras, que possibilitará que o indivíduo avalie sua real necessidade de endividamento.
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
Os primeiros passos para a elaboração de um planejamento financeiro pessoal abrangem:
Resposta Selecionada:
Corretab.
Mapeamento da situação patrimonial (levantamento dos bens e das dívidas) e das receitas e despesas (fontes de entrada e