OS BENEFÍCIOS DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA PESSOAL
FACULDADE DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
JÚLIO CÉSAR COSTA XAVIER
POLLIANY ANDRESSA LIMA
OS BENEFÍCIOS DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA PESSOAL
Mariana
2014
JÚLIO CÉSAR COSTA XAVIER
POLLIANY ANDRESSA LIMA
OS BENEFÍCIOS DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA PESSOAL
Mariana
2014
RESUMO
Este trabalho tem por finalidade a analisar como o brasileiro administra suas finanças pessoais, apresentando dados de como a má gestão das finanças impacta na saúde financeira da população. Abordaremos os motivos históricos e culturais que influenciaram na maneira que gerimos nosso dinheiro. Será apresentado uma ferramenta online, o “Minha Economias” afim de incentivar o controle e a gestão de gastos. Para a realização deste trabalho, foi utilizada uma série de fontes como artigos disponíveis na internet e textos de (MACEDO JR,2007), (KYOSAKI e LECHTER, 2002) e (SILVA, 2005).
Palavras-chave: Finanças pessoais; Controle de gastos; Minhas economias; Saúde financeira.
INTRODUÇÃO
Ao que tudo indica, de acordo com MACEDO JR. (2007), a maioria da população brasileira tem problemas financeiros com dívidas, dificuldade de adquirir bens e despreparo em momentos de desemprego. O descontrole financeiro, o acesso fácil a financiamentos e a falta de planejamento são as maiores causas ao grande endividamento da população. Devemos adquirir o hábito de planejar e gerir nossos gastos, mas infelizmente, não fomos educados para isso.
No Brasil, ainda não existe de fato a prática da educação financeira. Pessoa alguma aprende como lidar com dinheiro na escola, no trabalho e muito menos em casa, onde começa todo o processo educativo. Salvo em honrosas exceções. (...) Aprender a lidar com dinheiro é uma coisa muito séria. É urgente o