Proposta de Atendimento Fonoaudiológico
A comunicação é condição primordial para a inserção do homem na sociedade, permeando todas as relações, propiciando a participação social e a aprendizagem, contribuindo para a integridade emocional.
A Fonoaudiologia é uma área do conhecimento que estuda a comunicação humana, tendo como competência os aspectos da linguagem, voz, audição, motricidade oral e alimentação, acompanhando o funcionamento coordenado das funções de mastigação, respiração e deglutição, assumindo papel significativo na manutenção da saúde e qualidade de vida.
As alterações na saúde da comunicação causam sofrimento, isolamento e outras limitações aos idosos em sua grande maioria, gerando problemas sociais, psicológicos e afetivos, assim interferindo diretamente em sua qualidade de vida. Porém, estas alterações por vezes não causam somente dores físicas e desta forma não são mensuráveis através de exames clínicos e a ingestão de remédios para minimizar seus sinais e sintomas não será suficiente. Estas alterações causam ao idoso grande impacto social e profissional, comprometendo a autoconfiança, o bem estar e a segurança.
O fonoaudiólogo deverá ser capaz de identificar as alterações de comunicação humana e a partir daí planejar ações de promoção, prevenção e reabilitação da saúde, proporcionando um atendimento integral e de qualidade.
Assim, podemos descrever que a estruturação do trabalho fonoaudiológico na Casa Maria Tereza ocorrerá através do atendimento clínico, seguindo os procedimentos de: triagem, avaliação, terapia individual ou em grupo e orientações aos cuidadores tornando esses agentes multiplicadores da saúde da comunicação. A construção da demanda fonoaudiológica será através de queixas e hipóteses diagnósticas que serão colhidas nas triagens, bem como através de diagnóstico médico de alguma patologia instalada.
Visão Fonoaudiológica
Os principais distúrbios da