fono
Nome: Maria Da Glória Pinto Diniz
Evolução Clínica
A paciente Maria da Glória em atendimento fonoaudiológico domiciliar. Os atendimentos apresentam como objetivo geral os aspectos relacionados ao sistema estomatognático favorecendo na adequação da deglutição e as habilidades de comunicação.
A alimentação é realizada através de via alternativa de alimentação (gastrostomia) e via oral em consistência pastosa. A comunicação é realizada através de gestos com a cabeça e às vezes com palavras isoladas e/ ou sequências curtas com intenção comunicativa ou quando solicitadas pela terapeuta ou familiares.
Durante os atendimentos são realizados exercícios passivos e às vezes ativos de motricidade orofacial, visando à adequação do tônus e mobilidade dos órgãos fonoarticulatórios favorecendo para uma deglutição mais adequada e segura.
Na deglutição é observado dificuldade no preparo do bolo alimentar, com atraso no disparo do reflexo de deglutição, com aumento do tempo do alimento em cavidade oral, ocorrendo escape extraoral de alimento. São realizadas múltiplas deglutições, são observados resíduos alimentares em cavidade oral após deglutições. A ausculta cervical é realizada durante a deglutição, porém sem sinais sugestivos de aspiração e a tosse ocorre de forma assistemática.
As orientações à família foram mantidas, a fim de manter os estímulos visando uma melhor evolução do tratamento. Vale ressaltar que o acompanhamento fonoaudiológico é de extrema importância para obtermos uma alimentação mais eficiente e segura.
Proposta terapêutica
Exercícios passivos e ativos intra e extra oral;
Treino da deglutição com segurança;
Adequação do tônus, mobilidade e funcionalidade dos órgãos fonoarticulatórios.
Estimulação dos aspectos de linguagem;
Orientações aos familiares e discussão de estratégias facilitadoras para uma deglutição mais efetiva e segura.
Atenciosamente,
Contagem, 28 de Dezembro de 2013.
Marília