fono
FACULDADE DA SAÚDE IBITURUNA – FASI
CURSO DE FONOAUDIOLOGIA
TRABALHO DE BIOFÍSICA E ACÚSTICA
MONTES CLAROS
MARÇO/2014
PROPRIEDADES DAS ONDAS SONORAS
(REFLEXÃO, REFRAÇÃO, DIFRAÇÃO E INTERFERÊNCIA)
MONTES CLAROS
MARÇO/2014
PROPRIEDADES DAS ONDAS SONORAS
Reflexão
A reflexão de uma onda sonora acontece quando ela encontra um obstáculo e retorna para o meio de origem de propagação. O acontecimento desse fenômeno pode dar origem a dois outros fenômenos que são chamados de eco e reverberação. O eco acontece quando o som refletido retorna após o som original ser extinto totalmente. Na reverberação o som que foi refletido chega ao ouvido antes da extinção do som original, dessa forma ocorre o reforço do som emitido. Se uma bola de borracha é jogada contra uma parede rígida, obviamente ela não atravessa a parede. Em vez disso, ela bate e retorna à posição inicial, refletindo-se no obstáculo. O ângulo da trajetória refletida é perpendicular ou igual ao ângulo da trajetória incidente. Ou seja, assim como a bola, as ondas sonoras são afetadas por obstáculos que afetam a sua trajetória.
Refração
Observa-se, no conceito de reflexão, que quando uma onda sonora incide num obstáculo com elevada impedância acústica, ela é refletida sem qualquer alteração na velocidade de propagação. Já no caso da refração, a onda ocorre quando ela passa do meio para o outro com o índice diferente, varia a velociade e comprimento, mas nunca a frequência.
Difração
A mudança na direção de propagação da onda sonora, desviando-se ou contornado um obstáculo, recebe o nome de difração. Essa propriedade de propagação de pende do tamanho do obstáculo com relação ao comprimento d eonda do som. A difração é