fonoaudiologia
Revisão da
Literatura
Phonoaudilogy in Hospital
Isabel Cristina Gonçalves Leite*
Allana Graziela Simões**
Maria Carolina Kingma Clemente**
Lísia Salomão Martins***
Swami Almeida Bittar**
Cinthia Lucas Bittar**
Jorgiane Aparecida de Souza Homem**
Valquiria Silva Mattos**
Leite ICG, Simões AG, Clemente MCKC, Martins LS, Bittar AS, Bittar CL, Homem JA de S, Mattos VS. Fonoaudiologia hospitalar.
J Bras Fonoaudiol 2003; 4(17):xxx-x.
Este artigo tem como objetivo informar e esclarecer aspectos referentes à Fonoaudiologia hospitalar como área de atuação, sua forma de atuação e sua importância. A Fonoaudiologia hospitalar é a área da
Fonoaudiologia que atua com o paciente ainda no leito, de forma precoce, preventiva, intensiva, pré e pós-cirúrgica. Apresentam-se, como modelos da diversidade dessa atuação em recém-natos e crianças, as disfagias, o programa de triagem auditiva e as fissuras lábio-palatinas.
Existem inúmeras desordens que podem ocasionar desarranjos no que se refere a cabeça e pescoço, sendo citados, nesse momento, as queimaduras e o câncer. As queimaduras podem acontecer em profundidade das lesões, apontando, a partir dessa, a gravidade da queimadura, enquanto tumores ocorrem comumente na boca, faringe e laringe, recebendo tratamento cirúrgico, radioterápico e/ou quimioterápico. Outra patologia da qual a Fonoaudiologia se encarrega são as doenças neuromusculares, que são causas de distúrbios motores, respiratórios e de deglutição.
Por isso, a atuação fonoaudiológica se torna indispensável em conjunto a outros profissionais, para o pronto restabelecimento do paciente, evidenciando qualidade no atendimento.
PALAVRAS-CHAVE: Fonoaudiologia hospitalar; Hospital; Atuação; Patologia.
* Cirurgiã-dentista; Mestre e Doutoranda em Saúde Pública pela ENSP-FIOCRUZ-MS; Professora da disciplina
INTRODUÇÃO
A fonoaudiologia hospitalar é a área da fonoaudiologia que atua com o paciente ainda no leito, de forma