administração
6 EVOLUÇÃO DA ESCOLA CLÁSSICA1
No início do séc. XX, Taylor e Ford, e seus seguidores, tinham dado suas contribuições para sistematizar a administração das atividades produtivas (ênfase na eficiência dos recursos). Com o crescimento no entanto, as grandes empresas começaram a demandar mais do que a organização do chão de fábrica.
Faltavam portanto, conceitos e técnicas para estruturara a empresas como um todo, pois elas estavam crescendo e ainda eram administradas como empreendimentos familiares. Era necessária uma teoria de administração geral, para administrar as operações organizacionais em seu todo, possibilitando assim que as empresas continuassem a crescer e sustentassem o seu crescimento, independentemente de quem as administrasse.
A transição da Administração científica para a administração geral de grandes organizações foi marcada pelas obras de Pierre du Pont (1870-1954) e Alfred Sloan (1875-1966).
6.1 PIERRE DU PONT
Pierre Du Pont foi, no início do século XX, o inovador que criou e implantou técnicas de administração, finanças e operações em duas grandes corporações: DuPont e General Motors. Ele se tornou presidente da Dupont em 1915 e criou uma estrutura diferenciada.
- Planejamento Estratégico e Estrutura
criação de departamentos funcionais (produção, vendas, desenvolvimento e finanças)
criação de um comitê executivo (formado pelos chefes dos departamentos que tinham a função de estabelecer os objetivos de longo prazo da companhia, referentes a lucro, direção a seguir e políticas básicas) separação da função de planejamento estratégico das operações do dia-a-dia (com a criação do comitê) assessoria geral (o departamento de desenvolvimento tinha a função de assessorar o comitê executivo da empresa, fazer sugestões sobre como lidar com necessidades e oportunidades)
As responsabilidades do Departamento de Desenvolvimento da DuPont incluíam: