proposta de artigo
Instituto de Filosofia e Ciências Sociais
Licenciatura em Ciências Sociais
Proposta de artigo.
As camadas populares, os espaços culturais e a cidade do Rio de Janeiro.
Justificativa:
Este trabalho encontra motivação nos resultados gerados pelas pesquisas do Observatório de Museus e Centros Culturais do Rio de Janeiro. As pesquisas do Observatório se dão por meio de questionários aplicados ao público de visitação espontânea (o público constituídos por famílias, grupos de amigos, turistas... e não por grupos escolares ou provenientes de ONG's) e visam traçar o perfil destas pessoas e as expectativas deste público em relação as instituições visitadas. Os resultados desta pesquisa traça um público que atribui caráter excludente a essas instituições. A análise dos dados demonstra um público branco, escolarizado, ocupando cargos em empregos fixos e constituindo as classes médias e altas da cidade do Rio de Janeiro.
Visto que as instituições museais se compromentem a serviço da sociedade na divulgação científica e cultural de forma democrática, a problemática do distanciamento das classes populares dos equipamentos culturais da cidade, deve então ser discutida.
O debate deste tema, levanta ainda reflexões acerca do papel das culturas de massa no cotidiano das classes populares e de que forma os museus e casas de ciência apresentam disparidades com estes cotidianos, se diferenciando de maneira negativa dos equipamentos culturais que atingem as massas.
Objetivos gerais:
O objetivo desta reflexão é compreender as expectativas das camadas populares em relação a esses espaços para que as distâncias sejam diminuídas e estes espaços sejam democratizados. Pensar uma aproximação destes espaços para com um público diverso, passa pela questão da democratização cultural e esclarecimento geral sobre pertencimento geral aos espaços urbanos. Entender a questão de pertencimento das camadas populares, ajuda a aniquilar barreiras