Proposta de pesquisa- artigo-
EAD- UMA NOVA FORMA DE ESTUDAR OU MERO MODISMO?
NOME DO AUTOR
Projeto de pesquisa-Artigo, apresentado à disciplina TCC, Trabalho de Conclusão de Curso, ministrado pela Prof. Ms. Ediléia Alves Mendes Souza, da Universidade Estadual de Montes Claros, como quesito de conclusão do curso da Pós Graduação em EAD.
MONTES CLAROS 2012
TEMA: O Ensino a Distancia
TÍTULO: EAD – Modismo ou uma nova forma de ensinar?
PROBLEMA
Embora pareça ser um método de ensino novo, os cursos à distância já existem desde 1833 na Suécia, 1890 na Alemanha e desde 1891 nos EUA, que oferecia um curso da língua hebraica por correspondência através da Universidade de Chicago. Documentos históricos comprovam ainda que no início do século XX nos EUA já existiam produções de filmes educacionais e também transmissões radiofônicas.
No Brasil essa prática foi adotada em 1937 com a criação do Serviço de Radiodifusão Educativa, do Ministério da Educação, que ministrava aulas por meio do rádio. A primeira empresa particular a trazer o serviço de ensino à distância no Brasil foi o Instituto Monitor, que desde 1939 já atendeu mais de 5 milhões de pessoas. Outro exemplo importante é o Instituto Universal Brasileiro, criado em 1941, que tem como foco a formação técnica, e ainda hoje conta com 200 mil alunos, já tendo atendido durante toda a sua história mais de 4 milhões de pessoas. Em outras palavras, o EAD é um modelo educacional capaz de tornar a educação um processo sistemático e contínuo na vida agitada dos profissionais (e empresas) de hoje. E isso é ótimo, pois reduz tempo e custos, complementa e suporta aprendizados em campo, reforça estudos "perdidos" em aulas presenciais, seminários, dentre outros. Além desses benefícios mais óbvios, o EAD pode trazer consigo algumas características