Proposta de arranjo físico
A ideia geral de Almoxarifado é um espaço grande e organizado que atenda as demandas dos clientes internos e externos da empresa. Nem sempre tais demandas são imediatas e constantes. Normalmente, a grande variação determina a necessidade de um espaço amplo, flexível e reservado para suprir tais exigências.
O trabalho a seguir, mostrará o significado de layout ou arranjo físico, conceito que define a maneira como organizamos o espaço físico. Além disso, mostrará que critérios e objetivos devem nortear o arranjo físico em empresas, de modo a facilitar o fluxo de processos, documentos e pessoas, bem como facilitar a supervisão, por exemplo.
O planejamento do arranjo físico, também denominado por alguns autores como planejamento do layout, engloba desde a localização da empresa até o dimensionamento dos arruamentos interdepartamentais e departamentais.
As decisões sobre um arranjo físico são importantes, pois geralmente exercem impacto direto nos custos de produção. Além disto, elevados investimentos são necessários para construir ou modificar o layout produtivo.
1. OBJETIVOS E PROCEDIMENTOS
O projeto tem como objetivo elaborar uma proposta de Layout e apresentar sugestões sobre a codificação e endereçamento dos materiais no almoxarifado de uma empresa do setor privado, baseando-se em uma metodologia para elaboração de propostas de Layout, para o novo prédio, a ser ocupado pela empresa, no qual será alocado o setor de almoxarifado. Para a elaboração de uma proposta, uma metodologia baseada em uma pesquisa bibliográfica na área foi utilizada. Tentou-se não somente compreender os resultados, mas sim adaptá-los a situação real. Para isso, deu-se inicio ao diagnóstico da situação atual. Essa etapa foi constituída de um check-list detalhado visando analisar as condições de recebimento, armazenamento, movimentação, expedição, layout e operacionalidades do setor. Esse checklist foi respondido pelo almoxarife responsável.
As perguntas a serem