Layout
Um estudo de caso sobre melhorias no layout de uma indústria plástica
Resumo
Neste trabalho apresenta-se um estudo de caso com o objetivo de propor um melhor fluxo no processo de fabricação de uma empresa que dedica suas atividades à produção de peças plásticas para indústrias automobilísticas. Em particular, este trabalho propõe um melhor arranjo físico no processo de fabricação de peças e, conseqüentemente, reduções nos custos e melhor qualidade das peças produzidas. O problema de arranjo físico ou layout corresponde ao arranjo dos diversos postos de trabalho nos espaços existentes na organização, buscando a melhor adaptação das pessoas ao ambiente de trabalho sempre considerando as atividades desempenhadas pelas mesmas, bem como uma melhor localização de máquinas, equipamentos, matérias-primas, etc..
Palavras-chave: arranjo físico, layout, ergonomia, processo de fabricação.
1. Introdução
A decisão de onde alocar todas as instalações, máquinas, equipamentos e pessoas é recomendável a qualquer tipo de organização. Essa mudança relativamente pequena na localização de uma máquina ou no fluxo dos funcionários pode afetar a eficácia geral da produção e principalmente os custos.
No processo de fabricação, um dos itens mais relevantes é o fluxo. A situação ideal é que haja um fluxo linear e contínuo o qual possibilitará economia de tempo e custos com as movimentações dos produtos. Quando temos a situação onde o fluxo de produtos não é contínuo, geralmente temos elevados custos associados com os deslocamentos e possíveis danos nas peças.
O objetivo principal deste artigo é propor um melhor fluxo no processo de fabricação de peças plásticas para indústria automobilística que hoje se encontra em um funcionamento não contínuo e, em particular, propor um melhor arranjo físico na processo de fabricação de peças plásticas. Espera-se com esta proposta auxiliar na escolha de um fluxo mais adequado para problemas reais e, com isso reduzir os níveis de