Hematologia clínica
HEMATOLOGIA: Ramo da histologia que estuda as células do sangue e dos órgãos hematopoiéticos. SANGUE: Tecido líquido, ordinariamente vermelho, formado de plasma, glóbulos vermelhos e glóbulos brancos.O ramo da medicina laboratorial conhecido por hematologia ocupa-se principalmente dos elementos celulares do sangue e da coagulação do sangue.
Estão incluídos neste âmbito:
* As concentrações dos diferentes tipos de células do sangue;
* O estado e o comportamento proliferativo das respectivas células precursoras nos órgãos hemopoéticos;
* A estrutura do conteúdo de substâncias químicas e a atividade funcional das células do sangue;
* Determinados constituintes químicos do plasma ou soro, que estão intimamente ligados à estrutura e à função das células do sangue;
* O papel dos vasos sanguíneos, da função plaquetária e da coagulação do sangue na manutenção da integridade vascular.
* Distúrbios destas características podem causar doenças hematológicas ou podem ser manifestações hematológicas de processos patológicos iniciados em outros sistemas do organismo.
A HEMATOPOESE - A FORMAÇÃO DO SANGUE.
"Um processo que se inicia no embrião, em torno do segundo mês, e se prolonga por toda a vida."
É da parede do útero materno que o embrião retira os alimentos que necessita, nos primeiros dias de vida. Em torno da terceira/quarta semana, porém, seu sistema de alimentação sofre uma modificação radical. O pequeno ser em formação passa a alimentar-se através do sangue da mãe. E, para que os alimentos possam ser distribuídos adequadamente pelo organismo embrionário, é indispensável um eficiente sistema transportador de elementos nutritivos.
Ao completar um mês, o embrião já possui um sistema igual ao do adulto. Os vasos sangüíneos percorrem o pequeno corpo, numa rede extensa e intrincada que leva o sangue para todas as partes do organismo. E, ao fim do primeiro mês, já existe um coração rudimentar, que bombeia sangue para o corpo em formação.