Senso comum
Tipos de conhecimento:
1- Vulgar, popular, senso comum, latu sensu: transmitido de geração para geração; informal e baseado em imitação e experiência pessoal; para Babini (1957) é o saber que preenche nossa vida diária e que se possui sem o haver procurado ou estudado, sem a aplicação de método, sem reflexão.
2- Cientifico, transmitido por treinamento apropriado, obtido de modo racional através de procedimentos científicos – visa explicar “por que” e “como” os fenômenos ocorrem.
Diferença entre ambos: forma, modo, método, instrumentos do conhecer.
Aspectos relevantes: a ciência não é o único caminho de acesso ao conhecimento e à verdade; um objeto ou fenômeno pode ser observado pelo cientista e pelo homem comum – que leva um ao conhecimento cientifico e outro ao popular é a forma de observação.
Para Ander-Egg (1978) o conhecimento popular é: superficial, sensitivo, subjetivo e assistemático e acrítico.
Trujillo(1974) sistematiza as características de 4 tipos de conhecimento:
Popular Científico Filosófico Religioso (Teológico)
valorativo real(factual) valorativo valorativo
reflexivo contingente racional inspiracional
assistemático sistemático sistemático sistemático
verificável verificável não verificável não verificável
falível falível infalível infalível
inexato aprox. exato exato exato
Essas formas de conhecimento podem coexistir em uma pessoa!
Ex.: um cientista do campo da física, pode ser crente de uma religião, filiado a um sistema filosófico e em aspectos do cotidiano, agir segundo conhecimentos do senso comum.
Dentre vários conceitos de ciência, a mais precisa definição é a apresentada por Trujillo (1974), na qual a ciência é considerada um conjunto de atividades racionais, dirigidas ao sistemático conhecimento com objeto delimitado, capaz de ser submetido à verificação.