Propiedades das Relações Públicas no caso "FOX"
Em meio ao recall ocorrido em 2007 pela montadora Volkswagen, houveram divergências entre as opiniões do público, porém, a maioria dos convocados pela montadora para efetuar a troca do veículo ficaram insatisfeitos, devido ao transtorno do processo e pela gravidade que o problema apresentou.( por volta de 8 compradores do Fox foram gravemente prejudicados, tendo um de seus dedos da mão decepado). Já a minoria dos clientes se viram satisfeitos com o processo de recall, utilizando como argumento um atendimento ágil e eficaz em busca da prevenção de outros acidentes. “Prefiro perder algumas horas na concessionaria aguardando a manutenção do meu banco do que perder meu dedo” diz uma cliente em entrevista de satisfação.
2. Direção (Posicionamento) “A opinião e o retrato das escolhas do público”
A Volkswagen diante as alegações dos clientes por meio de matérias, processos judiciais e reclamações via SAC, decidiu atender a manutenção de todos os 477 mil modelos “Fox” fabricados desde 2003 até 2007. A empresa decidiu que avisaria todos seus clientes sobre a manutenção, contatando-os por meio de carta (via correio), convocação via rádio e TV, durante 15 dias, e repassou aviso a todas suas concessionárias em relação ao plano recall. A concessionária também disponibilizou um espaço no site, especialmente para os clientes do modelo Fox, WWW.vw.com.br/bancodofox, além do atendimento pelo 0800.
3. Intensidade (Medida de força e manifestação pública)
A manifestação pública diante a concessionária foi inicialmente agravante, a grande fúria dos clientes se deu devido à tentativa da Volkswagen em não fazer o recall do veiculo “Fox”, alegando que o motivo do acidente é exclusivamente do cliente. ??????
4. Coerência (Verifica-se a consistência da opinião)
???????????????????????
5. Latência (Potencia para uma manifestação, mesmo sem explicitação da opinião)
Caso a Volkswagen não se manifestasse sobre a questão, poderia ter