Propagação de calor
Em física, propagação de calor é a transição de energia de uma massa (corpo) mais quente para uma massa mais fria. Noutras palavras, é a troca de energia calorífica entre dois sistemas de temperaturas diferentes.
Quando um corpo, por exemplo, um objeto sólido ou um fluido, está a uma temperatura diferente da de seu entorno ou outro corpo, a transferência de energia térmica, também conhecida como fluxo de calor ou troca térmica, ocorre de tal maneira que o corpo e seu entorno alcancem equilíbrio térmico; o que significa que se encontram a mesma temperatura, a lei zero da termodinâmica. Quando ocorre transferência de energia térmica de um corpo para outro, a propagação se faz do corpo de maior temperatura para o de menor (do mais quente para o mais frio), como descrito pela segunda lei da termodinâmica. Quando existe uma diferença de temperatura entre dois objetos em proximidade um do outro, a transferência de calor não pode ser detida; só pode ser feita mais lentamente (noutras palavras, não existe material isolante perfeito).
Quando uma quantidade de calor conduzida por unidade de tempo depende da diferença de temperatura no condutor e a quantidade de calor depende também das propriedades do material, temos a condutividade térmica.
Um Exemplo:
O aquecimento onde o calor passa de molécula a molécula, chama-se condução térmica. No aquecimento de uma barra metálica, o calor é transmitido de uma extremidade a outra através da agitação molecular e dos choques entre as moléculas. A rapidez com que a extremidade se apresentou aquecida caracteriza a condição de bom condutor do ferro. Se a experiência descrita fosse realizada com uma barra de vidro, só após muito tempo a extremidade estaria aquecida, pois o vidro é um mau condutor ou isolante térmico. Em regime estacionário, o fluxo de calor (quantidade de calor que atravessa uma superfície pelo intervalo de tempo) depende da área A da parede, da espessura e, da diferença de temperatura e da