A dimensão lúdica do conhecimento
MARIA JOSÉ PEREIRA ARARUNA
R.A: 1121186
A DIMENSÃO LÚDICA DO CONHECIMENTO
XIQUE-XIQUE
2011
UNIVERSIDADE PAULISTA
MARIA JOSÉ PEREIRA ARARUNA
R.A: 1121186
A DIMENSÃO LÚDICA DO CONHECIMENTO
Atividade Complementar, com pré- requisitos para conclusão do curso de Pedagogia sob a orientação da profª Magali Arnais
XIQUE-XIQUE
2011
O ensino lúdico é tema constante nas discussões sobre educação. Paulo Freire, Jean Piaget, Lino de Macedo, Celso Antunes e Rubens Alves estão entre os teóricos que já se ocuparam do tema.
O lúdico representa o brincar, o jogo e a arte que despertam curiosidade, imaginação e criatividade gerando prazer no aprendizado e um conhecimento significativo, em qualquer fase da vida. Mas, principalmente, representa desde o brincar criativo e espontâneo da criança até a expressão máxima do artista. O artista expressa um saber distinto da objetividade do cientista, pois, o conhecimento tem duas fases: a lógica e a analógica. Trazer a dimensão lúdica para a sala de aula é, para o professor, uma oportunidade de repensar sua prática e criar discussões que, além de propiciar a integração da turma, abram novas veias por onde possa circular o conteúdo das disciplinas. Uma boa aula pode ser uma “obra de arte”, pois revela a relação professor-aluno em um processo cognitivo ordenado e mútuo, mas também, flexivo e criativo.
Portanto, por mais complexa que seja a situação, a leveza e a brincadeira são indispensáveis na construção das relações, carregadas de afetividade, que realizam a possibilidade de ampliar horizontes, aprofundar os encontros e produzir conhecimento.