Gesso
O gesso é conhecido por ser uma substância em pó branco, que ao adicionar água, forma uma pasta líquida, dando-se uma reacção química, liberta-se calor e a mistura começa a empastar até endurecer e arrefecer.
[pic]
O gesso é feito da pedra de gesso (gipsita) extraída de pedreiras (gesseiras).
O gesso é um material muito plástico e versátil muito usado na escultura, mais vulgarmente na construção de edifícios, em especial na aplicação de cobertura de paredes interiores.
:: Aplicações do Gesso na arquitetura
O gesso não é só bonito e barato como também oferece bom isolamento térmico e acústico. A sua plasticidade permite produzir formas especiais e elementos diferenciados, que dependem da criatividade de quem trabalha com ele. Mantém também a humidade do ar equilibrada em áreas fechadas devido à sua facilidade em absorver água.
Nas suas infinitas aplicações, o gesso destina se principalmente a dois tipos de segmento: construtivo, como em revestimentos, divisórias e forros, e decorativo, na arquitetura de interiores.
[pic]
Vantagens dos revestimentos em gesso • Têm elevada aderência aos diversos tipos de substratos: cerâmica, concreto, sílico-calcários, argamassa de cimento, , madeira etc; • Facilitam o acabamento lisos e decorativos, devido a textura fina e baixa retração, podendo aceitar a pintura direta sem a utilização de massa corrida; • Têm endurecimento rápido e dispensam prazos de cura prolongados, sendo apenas necessário aguardar o período de secagem, que depende da umidade e velocidade de troca de ar do ambiente e da espessura do revestimento aplicado. • Têm baixa massa específica (da ordem de 1050 Kg/m 3 ) o que pode contribuir para redução do peso próprio; • Têm baixa condutividade térmica e resistência ao fogo, o que contribui para prolongar o tempo de proteção contra fogo; • Contribui para manter o equilíbrio higrotérmico com o meio ambiente e pode reduzir o efeito da umidade de condensação em ambientes