Analises
FACULDADES CEARENSES
CIENCIAS CONTABEIS CCO022
MATEMATICA
PROFESSORA: NIVEA
EQUIPE:
FORTALEZA, 22 DE JUNHO DE 2010
INTRODUÇÃO
A derivada representa a taxa de variação de uma função. Um exemplo típico é a função velocidade que representa a taxa de variação (derivada) da função espaço. Do mesmo modo a função aceleração é a derivada da função velocidade.
Diz-se que uma função f é derivável (ou diferenciável) se, próximo de cada ponto a do seu domínio, a função f(x) − f(a) se comportar aproximadamente como uma função linear, ou seja, se o seu gráfico for aproximadamente uma reta. O declive de uma tal reta é a derivada da função f no ponto a e representa-se por [pic] ou por [pic].
Já o limite é usado para descrever o comportamento de uma função à medida que o seu argumento se aproxima de um determinado valor, assim como o comportamento de uma sequência de números reais, à medida que o índice (da sequência) vai crescendo, i.e. tende para infinito. Os limites são usados no cálculo diferencial e em outros ramos da análise matemática para definir derivadas e a continuidade de funções.
CONCLUSÃO
Com este trabalho demonstramos o conceito e exemplos de limite e derivada e como elas são fundamentais para a vida de um contador e como ele pode aplicar isso dentro de uma empresa.
BIBLIOGRAFIA
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Limite acessado em 22/06/2010
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Derivada em