propaganda
Composição e
Projeto gráfico
Conceitos
Rafes e
Layout
Tipografia
Acabamentos
Diagramação
Cores
Características técnicas Arte final
Aula 02
2. Diagramação
O homem é a imagem do criador e a evolução da humanidade se traduz na capacidade do ser humano para criar. Tudo gira em torno do bom senso. Não existe nada na natureza que seja definido como esteticamente agradável ou desagradável. Todo produto criado pelo homem tem um sentido estético, que seja consciente ou inconsciente.
Como não poderia deixar de ser, em artes gráficas não é diferente. Criar graficamente exige uma qualificação artística aliada a técnicas de execução que, na mesma proporção que restringe a capacidade criativa, aumenta o nível técnico na elaboração de um trabalho.
Desde uma simples nota fiscal até um complexo catálogo todo colorido, a estética é fundamental para o sucesso do trabalho.
Em artes gráficas, diagramação significa disbribuição de elementos estético-visuais de acordo com critérios pessoais. Ou seja, diagramação nada mais é do que organizar as informações (textos e imagens) de uma revista, um anúncio, um catálogo, um folheto ou qualquer outra peça gráfica, distribuindo e colocando as coisas no devido lugar, obedecendo ordens simétricas ou assimétricas, tanto faz. O termo também é muito usado em propaganda, especialmente quando se fala em textos. É comum ouvir o diretor de arte pedindo para o seu assistente diagramar esse ou aquele texto. Tudo o que ele está dizendo é que o texto deve ser distribuído no anúncio ou na peça gráfica da maneira como ele imaginou.
Mas diagramar uma página significa muito mais que apenas dispor textos, fotos e símbolos no papel; é construir, estruturar elementos que irão compor uma mensagem que deve ser trabalhada conscientemente. A estética não é o mais importante em uma peça, porém é a que causa o primeiro impacto: portanto, devemos nos