gerenciamento de projetos
A necessidade de dominar os princípios e as técnicas de gestão eficiente de um projeto passa a ser um imperativo nos dias de hoje. Tanto as empresas que fazem dos projetos a essência de seus produtos ou serviços (construção civil, engenharia construtiva, consultoria de organização etc), como as que empreendem projetos internos devem estar capacitadas para conseguir qualidade de resultados e cumprimento de metas físicas e financeiras.
Muitas coisas que nos cercam são potenciais geradores de projetos. As mudanças frequentes no mundo são provocadas de mudanças que precisam ser implementadas cada vez com menor volume de recursos, em menores prazos e atendendo a especificações cada vez mais rígidas, precisas, e flexíveis com ciclos de vida muito curtos.
Alguns fatores responsáveis por um elevado volume de geração de projetos dentro das organizações:
Globalização
Competitividade
Preservação Ambiental
Desverticalização
Desintermediação
Distribuição de renda
Iniciativa privada,
Crise do Estado
Parcerias
O grande desafio nas organizações é que, embora estejam submetidas a estes e a vários outros fatores de mercado, nem sempre têm a consciência de identificar os benefícios que teriam se administrassem seus projetos diferentemente de suas operações correntes. Entender que se trata de sistemas produtivos distintos e que por essa razão, merecem um tratamento diferenciado, já facilitaria uma tomada de decisões e uma melhor aplicação de técnicas gerenciais mais apropriadas a cada situação.
A administração de Projetos pode auxiliar muito as organizações que buscam posicionar-se melhor no mercado, dando maior impulso a todas as possíveis vantagens competitivas que a empresa pode desenvolver e em que pode apoiar-se
Atividades Rotineiras x Projetos:
Das várias atividades que são desenvolvidas nas empresas, podemos destacar dois tipos: – por natureza – fundamentalmente diferentes, que são