Propaganda e ideologia
Definição de Ideologia
Ideologia é um conjunto de ideias ou pensamentos de uma pessoa ou de um grupo de indivíduos. A ideologia pode estar ligada a ações políticas, econômicas e sociais.
O conceito de ideologia foi muito trabalhado pelo filósofo alemão Karl Marx, que ligava a ideologia aos sistemas teóricos (políticos, morais e sociais) criados pela classe social dominante. De acordo com Marx, a ideologia da classe dominante tinha como objetivo manter os mais ricos no controle da sociedade.
Propaganda
A propaganda pode ser comercial ou Ideológica.
Ela atende os interesses das classes Dominantes, que oculta por uma inversão o processo da propaganda, fazendo o consumidor pensar que está ganhando, mas na verdade quem ganha é o dono da empresa ou o representante do sistema. Portanto a propaganda é mais um veículo da ideologia dominante.
Propaganda Comercial
Tem como principal objetivo incentivar o consumo de produtos, serviços e marcas, e por meio de uma máscara da realidade, oferece ao consumidor um “bem estar social”, onde para obter reconhecimento, felicidade, satisfação e etc., o consumidor precisa consumir esses produtos, mesmo sem uma real necessidade, o que é chamado de consumo irracional.
Propaganda Ideológica
A propaganda ideológica não vende produtos, e sim ideias, vem de forma mais sutil, portanto mais perigosa, seu objetivo é manipular a sociedade de modo a poder moldá-la do jeito em que bem entender, seu caráter é geralmente econômico, Político e Cultural. Para tal, ela usa uma mascara da realidade, que por meio de obras de ficção, noticiários e etc., fazem uma seleção do conteúdo a ser informado e uma interpretação sobre um ponto de vista favorável à ideia a ser vendida.
A propaganda Ideológica se adapta às condições de entendimento do seu público alvo, causando a impressão de que atende aos interesses de quem vê. * Universalização dos interesses de um pequeno grupo * Ocultação dos efeitos da exploração