Propaganda de cigarro através das décadas
O trabalho em questão irá tratar do modo como a sociedade evoluiu no conceito sobre propaganda veiculada sobre o cigarro, com o passar das décadas, o avanço da medicina trouxe o conhecimento da sociedade sobre os reais efeitos deste produto e a sua ação na saúde das pessoas, sendo também pertinente as transformações nos discursos e interações entre as pessoas com a quantidade cada vez maior de conhecimento chegando todos os dias em suas casas ou nos lugares em que freqüenta trazendo conseqüências para a sociedade como um todo.
Será colocado também as transformações deste segmento da publicidade, onde no passado era visto como um estilo de vida requintado e chique, o fato das pessoas fumarem, sendo este, incentivado até por médicos em anúncios.
A mudança no tratamento deste evento foi de tal modo, que atualmente existe a obrigatoriedade do próprio fabricante do cigarro colocar na embalagem do produto o que ele pode causar a saúde. Será apresentado também como a informação interfere provocando mudanças de comportamento na vida em sociedade e na família em particular.
Durante a apresentação dos dados deste trabalho será respondida a questão do quão importante é a informação na vida da sociedade, e apresentada a importância da mídia na mesma.
METODOLOGIA DE PESQUISA
A pesquisa é de natureza qualitativa, pois os dados usados foram analisados com seus significados, aspirações, crenças e valores e atitudes, que não podem ser quantificados.
O material usado nessa pesquisa parte do principio que:
A linguagem em interação é aqui considerada como um sistema simbólico que cria significados de micro nível social – o que alguém está dizendo e fazendo em um dado momento – e integra em seu uso os significados de processos interpretativos mais gerais (Apud Coracini, Maria José. Grigoletto, Mariza (org.), 2006).
O grupo utilizou o material aplicado durante as aulas da disciplina Interação e Discurso Empresarial do Centro