Meus documentos
Usando como base a definição para negociação de que se trata de uma comunicação bilateral, ou seja, entre duas partes com o objetivo de se alcançar um objetivo comum, é importante ressaltar que para o sucesso da negociação, é necessário se preparar adequadamente, ou seja, reunir o maior numero de informações possíveis sobre o objeto da negociação e sobre o seu oponente, identificar as vantagens que a outra parte terá e ter argumentos que mostre os benefícios que ambos irão ter frente a negociação.
Em caso de negociação, deve-se estar preparado para se sobrepor com argumentos que vá trazer de volta a incerteza da outra parte quanto aos fatos apresentados.
Ouça seu oponente, pois assim você poderá obter informações sobre o que o seu oponente realmente pensa sobre o assunto.
A reação no primeiro momento seria de irritabilidade, por isso é importante deixar as emoções de lado e tentar entender os motivos da rejeição da outra parte. Para tentar administrar a situação e trazer o foco para a tentativa de uma resposta positiva, busque demonstrar para o seu oponente o seu valor e o que essa negociação trará de beneficio para ambas as partes e demonstre entusiasmo.
Caso esteja pleiteando um aumento de salário mostre que você deseja se desenvolver ainda mais pessoalmente, apresente fatos, fale sobre os seus objetivos e o que esse desenvolvimento pessoal trará de benefícios no seu desenvolvimento profissional.
Apresente argumentos reais, como algum projeto já realizado por você e que de alguma forma tenha contribuído para a empresa.
Demonstre seu interesse em crescer profissionalmente, sempre focando em alguma área da empresa que você já tenha identificado a possibilidade de melhoria.
Contudo, planeja-se antecipadamente, tenha material suficiente para apresentar uma argumentação e preste bem atenção antes de falar.
Lembre-se, ouvir é melhor do que falar, sobrepondo a outra parte, seja verdadeiro, não fale mais do que você realmente será capaz de