Pronto Parte Escrita
Definições:
Apresenta os critérios utilizados para definir se um programa de computador se qualifica como software livre ou não. Essa definição é revisada de tempo em tempo, para resolver questões mais sutis.
Free Software Foundation (FSF) e a Open Source Initive (OSI), as duas organizações internacionais mais conhecidas, e são responsáveis pela proteção e promoção do software livre.
Objetivos:
Os objetivos são para que o usuário seja livre para executar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o software, ou seja, é uma questão de liberdade (os usuários podem redistribuir o software.
Free Software Foundation:
Para ser um software livre tem que atender as seguintes liberdades:
Liberdade 0: Liberdade de executar o programa, para qualquer propósito;
Liberdade 1: A liberdade de estudar o software;
Liberdade 2: A liberdade de redistribuir cópias do programa de modo que você possa ajudar ao seu próximo;
Liberdade 3: A liberdade de modificar o programa e distribuir estas modificações, de modo que toda a comunidade se beneficie.
Para que elas sejam realizadas, é preciso que seja distribuido o código-fonte e que não tenha restrições para mudar o código.
A liberdade de executar um programa é que qualquer pessoa utiliza o software sem nenhuma restrição do fornecedor.
A liberdade de redistribuir um programa em formato binário é obrigado incluir o código-fonte. Se o software for modificado e o usuário queira distribuir as modificações, será obrigado a distribuir o novo código fonte. Sendo que outras pessoas podem redistribuir esse software.
Open Source Initiative:
É uma organização que promove as empresas que possuem seu código aberto. A organização possui: livre redistribuição, código-fonte, obras derivadas, integridade do código do autor, não descriminação contra pessoas ou grupos, não descriminação contra áreas de utilização, destribuição da licença, a licença não pode ser específica a um produto, licenças não podem restrigir outro software e