promoção humana
PROMOÇÃO
HUMANA III
COLÉGIO PADRE SILVESTRE
KANDORA
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A partir do dia 10, março de 2014, o
Sistema Único de Saúde (SUS) vai começar a oferecer a vacina contra o papiloma vírus humana (HPV) para meninas de 11 a13 anos, em postos de saúde e em escolas públicas e privados de todo o país.
PROBLEMA
De acordo com o ministério da Saúde, estima-se que 270 mil mulheres no mundo morrem devido ao câncer de colo de útero. No Brasil, cerca de 4,8 mil mulheres morreram por causa da doença no ano passado. O HPV é um vírus que passa de pessoa para pessoa, e é por isso que é um problema de saúde pública. PROPOSTA
Levantamos junto ao diretor do colégio, que não há pessoa disposta a dar palestra ou orientações sobre qualquer natureza, dentro ou fora do colégio sem fins lucrativos. A proposta principal da implantação do projeto foi então, a divulgação da vacina contra o HPV, com intuito de promover a saúde das adolescentes que ali estudam.
PÚBLICO ALVO
Esta proposta de trabalho foi destinada, as adolescentes de 11 a 13 anos do colégio. INSTRUMENTOS
Utilizamos como instrumentos, um aparelho de retro projetor e folders.
PROCEDIMENTO
O projeto foi iniciado na quarta-feira, no dia 14 de maio às 14h00min, logo após o início das aulas. Um membro do colégio, juntamente com os estudantes que realizaram o projeto e as adolescentes, se deslocou para sala com um aparelho de retro projetor, e logo a primeira parte do projeto foi apresentada em forma de vídeo. O objetivo desta primeira etapa era de uma forma divertida mostrar do que iríamos tratar. Após o término do vídeo, entregamos folders para cada uma delas e com nossas palavras explicamos então a importância dessa vacina.