Promoção de inclusão e igualdade racial, enquanto processo de desenvolvimento e superação do egocentrismo
1- INTRODUÇÃO
O presente trabalho se propõe a apresentar uma reflexão acerca de atividades a serem desenvolvidas no contexto da Educação Infantil, que auxiliem a criança no processo de desenvolvimento de capacidades relacionadas com a vivencia em sociedade, ou seja, a capacidade de relacionar-se tanto com os demais, quanto com as convenções sociais. Todavia, há uma preocupação de que tal processo seja construido de forma que a criança não se coloque passivamente, ao contrário disso, também é objetivo o desenvolvimento da crítica e da compreensão de si mesmo como “autor e ator da própria história”.
Desta forma, será apresentado o exemplo de um projeto voltado para construção do princípio de inclusão e igualdade racial desenvolvido em uma escola de Educação Infantil (da qual a autora deste trabalho faz parte), que responde aos objetivos supracitados. Simultaneamente, serão buscados embasamento e fundamentação teórica, nos postulados de Piaget, no que tange às formas de aquisição de conhecimento e também à Teoria do Desenvolvimento Moral, no âmbito da construção de regras e princípios sociais.
É importante destacar que estudos como este possibilita aos estudantes de pedagogia a oportunidade de pensar a própria prática, de compreender as atividades desenvolvidas com as crianças pelo viés do que já foi postulado por teóricos da área, fundamentando tais ações pedagógicamente, possibilitando ao profissional uma melhor compreensão dos objetivos e consequentemente aumentando o leque de atuações possíveis na busca dos mesmos. Por outro lado, o estudo se faz importante por concretizar o conhecimento acadêmico pautando o mesmo em atividades práticas.
2- DESENVOLVIMENTO
No intento de trabalhar com crianças de Educação Infantil princípios de inclusão e igualdade racial, foi desenvolvido um projeto que primeiramente se baseia em oferecer de forma