O segredo de luisa
PARA IMPLEMENTAÇÃO DA
EMPRESA
5.1 POSTA EM MARCHA
A alegria de Luísa era dupla: terminara a análise financeira, e as perguntas tinham sido respondidas positivamente. Tudo estaria perfeito, não fosse um dos números que levantara: o valor dos investimentos iniciais: R$ 40.847,08!
Não era a ordem de grandeza para a qual estava preparada. Passava das onze da noite quando ligou para Eduardo. A manhã do dia seguinte seria o prenúncio do que se tornaria quase uma rotina em sua futura vida de empresária: um grande problema surgido na véspera, o início de um dia sem saber exatamente o que fazer para solucioná-lo. Depois do susto, sentiu-se tomada por um influxo de novas energias, provenientes não sabia de onde. Se na véspera o problema era maior do que ela, naquele momento sua nova estatura
Como não tinha imóveis nem condições de pagar a taxa elevada de juros, Luísa sentiu essa porta fechar-se. Recorreu ao mentor. Posso sondar alguns amigos que têm empresas na mesma área.
A idéia de dividir a GMA com um desconhecido foi visceralmente rejeitada por Luísa.
Luísa remeteu várias cópias do Plano de Negócios da GMA ao mentor e aguardou duas semanas por uma nova reunião. Capital de risco ainda era muito incipiente no Brasil, as linhas de financiamento não atendiam às suas condições. Seu André mostrava-se esperançoso diante de uma Luísa agora disposta a dividir a propriedade da GMA, talvez como única alternativa.
— Mandei o Plano de Negócios da GMA para alguns amigos. Dos três, ela procurou primeiro o Dr. Celso, grande empresário de vários setores, cujo carro-chefe era a área de laticínios, e ouviu dele o seguinte:
— Gostei muito do seu Plano de Negócios. Confesso-lhe que é a primeira vez que vejo um e que me impressionou pela clareza e pela riqueza da análise e dos detalhes. O negócio que tenho a lhe propor é o seguinte: posso lhe pagar 10 mil reais pela idéia da empresa e pelo Plano de Negócios.