Formaçao e espançao dos
O nosso trabalho falará sobre a Maior Potência do Mundo: o EUA. Daremos detalhes de como ele se formou e se expandiu, falando sobre as guerras, as revoltas, as conquistas e as pessoas e atos que ficaram marcados na história dessa potência. Como foram criada as 13 colônias e quais eram. A criação de leis de estado e a reação dos colonos sobre elas.
Formação e expansão dos Estados Unidos
A nação mais rica e poderosa do planeta iniciou o século XXI sob a maior onda de antiamericanismo já vista. Esse sentimento se acentuou com a vitória do Partido Republicano em 2000, numa eleição marcada por uma série de desconfianças quanto à apuração dos votos no estado da Flórida.
Mesmo depois de terem sofrido o atentado de 11 de setembro de 2001, a antipatia aos norte-americanos cresceu, sobretudo em razão das intervenções militares no Afeganistão, iniciada em 2002, e no Iraque, principiada em 2003. A oposição acusou o governo Bush de fazer guerras para fabricantes de armamentos lucrarem e para estender o domínio das grandes empresas sobre as riquezas naturais, especialmente o petróleo.
O “perigo islâmico”, o medo do terrorismo e a insegurança da nação têm sido usados, segundo o pensador americano Noam Chomsky, para justificar a extinção de liberdades e direitos pessoais.
Os xerifes (chefes de polícia), juízes, promotores públicos e até diretores de escolas são eleitos diretamente. Até o 11 de setembro, a liberdade de ir e vir era sagrada e nenhuma pessoa era obrigada a andar com documentos.
Após o ataque, foram criados nos Estados Unidos tribunais sigilosos para julgar acusados de terrorismo. Essa é uma das violações aos direitos civis permitidas pela lei votada em outubro de 2001, o Patriotic Act. Segundo essa legislação, qualquer pessoa pode ser presa ou ter sua casa invadida pela policia sem mandado judicial.
Formação das 13 colônias
Coube à Inglaterra, no século 17, a colonização da costa litorânea atlântica do atual território dos Estados Unidos.