Análise lojas americanas
Sendo uma das maiores e mais tradicionais lojas de varejo do país, as LOJAS AMERICANAS já estão no mercado há 80 anos. Atualmente a empresa conta com 479 lojas nas principais cidades do pais e com 3 centros de distribuição sendo um em São Paulo, outro no Rio De Janeiro , e o ultimo em Recife. Expandiu também suas vendas para o comercio eletrônico, Americanas.com, sendo hoje um dos principais sites de venda do país. A rede de lojas conta hoje com cerca de 60.000 itens diferentes a venda de 4.000 empresas diferentes.
Histórico:
No ano de 1929, foi inaugurada a 1ª Lojas Americanas, pelos americanos John Lee, Glen Matson, James Marshall e Batson Borge, em Niterói (RJ) com o slogan “Nada além de 2 mil réis”.
O sucesso foi vindo aos poucos e no final do primeiro ano já existiam 4 lojas, sendo 3 no Rio e 1 em São Paulo. Em 1940 a empresa abre seu capital e se torna uma sociedade anônima. Em 1982, os principais acionistas do Grupo Garantia entraram na composição acionária de Lojas Americanas como controladores.
No 1° semestre de 1994, Lojas Americanas concretizou a formação de uma “joint venture” com o nome de Wal Mart Brasil S/A, com participação de 40% das Lojas Americanas S.A, e 60% por parte da Wal Mart Store Inc. na composição do capital.
Já em dezembro de 1997, foi vendida 40% da empresa para o Wal Mart Inc, mas em agosto de 1998 a empresa foi vendida totalmente para empresa francesa Comptoirs Modernes (pertencente ao Grupo Carrefour). A venda se deu por causa dos grandes concorrentes internacionais que chegam ao Brasil, tendo que investir muito para concorrer diretamente com as empresas multinacionais.
Em 1999, as Lojas Americanas decidiram investir em um novo segmento como a criação do site lojasamericanas.com, que teve investimentos de empresas no valor de R$ 40 milhoes, ações correspondentes a uma participação final de 33% do capital social da Americanas.com. Em 2003 continuou se expandindo, foram inauguradas 13 lojas convencionais,