Promoçao da saude e prevencao da doença
O conceito de saúde tem tido definições muito abrangentes e significados muito diferentes ao longo dos últimos anos. No passado quando se falava de saúde, associava-se à simples ausência de doença, (Christopher Boorse, 1977) mas logo se percebeu que não apresentar doença física aparente, não significa ter saúde.
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), saúde é “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença”. (1948) Mas esta definição sofreu muitas críticas, dado que, definir a saúde como um “estado de completo bem-estar” dá-nos a perceção de que esta é utópica, que é algo ideal, mas inatingível, longe de se poder tornar uma realidade.
“Uma boa saúde é um dos recursos para o desenvolvimento social, económico e pessoal e uma dimensão importante da qualidade de vida”. (Carta de Otawa)
Em 2001 Lennart Nordenfelt , definiu a saúde como um estado físico e mental em que é possível alcançar todas as metas vitais dasdas as circunstâncias.
Outra definição também muito citada, é da OMS (Escritório regional Europeu): “ A medida em que um individuo ou grupo é capaz, por um lado, de realizar aspirações e satisfazer necessidades e, por outro, de lidar com o meio ambiente. A saúde é portanto, vista como um recurso para a vida diária, não o objecto dela, abranger os recursos sociais e pessoais, bem como as capacidades físicas, é um conceito positivo”.
Desta forma o conceito de saúde foi-se alargando e incorporando as dimensões físicas, sociais e espirituais do ser humano, vendo-o como um todo.
Ter uma saúde perfeita implica ter um equilíbrio entre várias dimensões, onde é necessário procurar uma certa equidade entre elas. É também importante, ter uma boa qualidade de vida, bem estar e felicidade.
Neste sentido, verificamos que a saúde de um indivíduo, é fruto da interacção entre o seu património genético, os seu comportamentos, o ambiente físico e a sociedade em que vive.
Desta forma é essência